19 outubro, 2011

Mocotó - o norte é aqui!


Difícil nunca ter ouvido falar no Mocotó. Quase impossível, eu diria.


O restaurante de comida típica nordestina, fundado pelo Sr. José de Oliveira de Almeida e atualmente comandado pelo chef Rodrigo Oliveira (o filho), figura frequentemente nas revistas de gastronomia, guias de restaurantes e mídias especializadas nacionais e internacionais. O Mocotó vive na boca de personalidades do mundo gastronômico e em seus meios virtuais. E não é à toa.

Seu Zé Oliveira e o filho, chef Rodrigo Oliveira



A casa exibe com orgulho em uma de suas paredes quadros com os prêmios que ganhou, consegui contar pelo menos uns 15. Só pelo guia da Veja Comer & Beber ele já faturou 3 títulos na categoria “bom e barato”, inclusive o desse ano.

O restaurante, localizado na Vila Medeiros, fica completamente fora da rota gastronômica de São Paulo e é longe de ser um inconveniente pra quem quer saborear suas delicias nordestinas.

Eu já sabia da fama: chegue muito cedo.
A casa abre ao meio dia em ponto. Chega a ser assustador ver que às 11h30min da manhã já tinha fila na porta e um mundaréu de gente esperando do lado de fora, o restaurante abrir. Ao meio dia quando chegamos, o restaurante já tinha aberto e acomodado todas aquelas pessoas e já se formava na entrada uma nova fila: a de espera. A nossa sorte é que tinha uma única mesa para dois, vaga e conseguimos (por muito pouco) evitar a espera, que pode chegar até 2 horas!
Conselho: nunca é cedo demais pro Mocotó. E uma coisa é mais do que certa: vai estar lotado, mesmo num domingo muito chuvoso.

O restaurante é simples, sem frescura. Cadeiras e mesas de madeira, garçons uniformizados (de atendimento simpático e atencioso) e ponto final. Fica claro que ali não se tenta maquiar a boa comida com decoração e mimimis. O destaque do salão fica por conta de uma estante atrás do bar com 340 rótulos de cachaças. 


O barato do cardápio é a possibilidade de pedir porções e pratos de vários tamanhos: mini, pequeno, médio.Só de olhar o cardápio meus olhos brilharam, ao ver a dança de pratos sendo servidos nas mesas ao redor, minha boca encheu d´água. Difícil foi escolher.

E da pra ir ao Mocotó sem provar o caldinho da casa? Não dá.
Fernando pediu o Caldo de Mocotó e foi ótimo pra dar uma sacudida na ressaca. Extremamente saboroso, te leva pro norte com o sabor do coentro, forte e até um pouco gorduroso. Eu variei no mesmo tema com a Mocofava, o mesmo caldo de mocotó com favas cozidas que ajudam a quebrar a gordura do mocotó. Me esbaldei!


Seguindo o conselho do garçom pedimos um Baião de Dois (arroz, feijão de corda, queijo coalho, lingüiça, bacon e carne-seca), que veio acompanhado de Farofa de Ovo Caipira e um Purê de Batata com Requeijão



Para acompanhar pedimos uma porção de Pimenta Biquinho e outra de Mandioca Chips.



Adoro o baião de dois de mamãe, mas ela que me perdoe, vai ter que treinar um pouquinho pra chegar ao nível do Mocotó! RS

Eu estava no céu ali. Comida feita pela tia nordestina, sabe? Então. Fui lá visitá-la e ela resolveu fazer esse banquete pra mim. Assim que me senti. Comida fresca, bem feita, no ponto, sem fricote. Comida de gente que nem a gente, que tem mão(muito) boa pra cozinhar! E não, não tenho uma tia nordestina.

O purê intrigava um pouco na aparência, branquinho demais por causa do requeijão, mas na boca mostrava a que veio: textura sedosa e o sabor intenso da batata aveludado pelo toque do requeijão.
A mandioca chips só não estava PER-FEI-TA porque não veio quente, o único deslize da casa. Mas né...não que isso tenha me atrapalhado, eu que gosto pouco de mandioca comi a porção inteira sozinha. Sério. Muito sério.



Eu já avisei o Fernando: eu quero sobremesa.
Mal intencionada que estava, já tinha avistado meu alvo no cardápio: Creme Brullé de Doce de Leite e Umburana. Ele veio enorme na mesa, tive certeza que não daria conta de comer inteiro, ainda mais por ser de doce de leite.

Ah, santa inocência a minha.
 A colher rompeu a casquinha de açúcar e encontrou o creme, mais escuro do que o tradicional. Para a minha surpresa (e desespero das minhas roupas que já não me servem), aquele creme era todo o sabor do doce de leite e a leveza do creme original. Resumindo, comi a sobremesa inteira.



Pela primeira vez não sai satisfeita de um bom restaurante. Eu queria mais! Queria aqueles escondidinhos que vi, queria o queijo coalho com tapioca, queria a carne-seca, os peixes, os doces... Sai de lá pensando: PRE-CI-SO voltar aqui. E rápido.

A conta?
Bom, dava pra ter idéia de que eu não teria que deixar as calças por lá, até porque ele venceu na categoria “bom e barato”. Mas mesmo assim eu me assustei. Veja bem: duas entradas, um prato pra dois (acompanhado de purê e farofa), mais duas porções, sobremesa, bebida e serviço. Tudo por 66,00 reais.

Agora me diz: PRECISO ou não preciso voltar rápido lá?



Mocotó
Av Nossa senhora do Loreto, 1100
Vila Medeiros - São Paulo - SP
Fone: (11) 2951-3056

3 comentários:

  1. Muito bom!!! Essa sobremesa eu ainda não tinha ouvido falar e com certeza seria a minha escolhida também!! Realmente o preço é uma bagatela, hein? Deve valer a pena, a fila e até mesmo uma possível chuva. rs

    ResponderExcluir
  2. Vivian Afarelli Cunha4 de maio de 2012 às 15:44

    Mari fiquei com água na boca!!! Traz um marmitex???rs....

    ResponderExcluir
  3. Já fui umas cinco vezes, pois moro em Penedo_rj, sempre que estou em Guarulhos vou até lá. Imperdível tudo, desde o atendimento do pessoal como o do cardápio, são imbatíveis na criatividade e no paladar, claro, nas cachaças que não tem fim. Mais que uma boa casa, um bom programa.
    Jorge

    ResponderExcluir