09 maio, 2011

C.l.a.n.d.e.s.t.i.n.o. - Bel Coelho


“...Hoje é meu aniversário,
Corpo cheio de esperança
Uma eterna criança, meu bem
Hoje é meu aniversário
Quero só noticia boa
Também daquela pessoa, oba...”

Como já dizia Vanessinha, hoje é meu aniversário (05 de maio) e quero só notícia boa! E foi por isso que escolhi meu presente de aniversário: Baby, me leva pra São Paulo em plena quinta-feira que nós vamos ao CLANDESTINO!
Reserva feita, pagamento adiantando e lá vamos nós!

O Clandestino como já comentei por aqui é um projeto da chef Bel Coelho em paralelo com o seu restaurante, Dui. Ele acontece num pequeno e não menos charmoso salão em cima do restaurante e é para apenas 15 felizardos! 

na cozinha do Clandestino
 Eu estava mega ansiosa, ainda mais por não conhecer o trabalho da Bel e já ter ouvido algumas criticas ruins em relação a ela.

Fomos recepcionados no bar por um drink de tirar o chapéu, um Bloodmary de tamarindo, com espuma de pepino no topo e com flor de sal na borda do copo.
Vai, torce o nariz mesmo. Mas um dia aparece por lá e pede esse drink, depois a gente volta a conversar ok?!

o bar
Ainda no bar reconheci ninguém mais, ninguém menos, que a ilustre Ailin Aleixo ali sentada.
 Imagina só... Eu sou fã total da mulher, devoro o Gastrolândia sempre que tem post novo, sigo ela no twitter, facebook, acompanho o seu blog Mulher Honesta e leio a Alfa, na qual ela é editora. Resumindo, quase surtei quando me dei conta que ela estava ali, no mesmo Clandestino que eu, no dia do meu aniversário! Sem contar que eu logo imaginei...vai ter post novo no Gastrolandia!
Enfim, empolgações a parte...

Pra acompanhar o menu de 13 pratos, optamos por um vinho chileno (tenho sido muito feliz com os vinhos chilenos), um Amayna Pinot Noir 2008.


apaixonei!


Bel e sua equipe
Tudo começou com um croquete de mandioquinha com queijo meia cura e farofa de aviú seco (aviú é um micro camarão)


A próxima entrada foi meu encanto. Caramelo com creme de marrom glacê e raguzinho de costela de porco. 


Não tenho palavras para descrever o prazer que essa coisinha linda e deliciosa me proporcionou. Sabe aquela sensação de "perfeição" na boca?! Onde textura, sabor, contrastes se harmonizam de uma forma sem precendentes?! Não??? Então...é isso. Em minha opinião a melhor das entradas. 
Fernando está de acordo, né meu amor?

O bombom de foie gras com gelatina de cachaça, limão cravo e compota de caju também estava ótimo, ainda mais pra quem gosta de verdade de um foie gras como eu.


E a tal da coxinha líquida?
Diferentemente do Fernando, eu não sou a pessoa mais adequada para julgar coxinhas, já que não sou a maior apreciadora desse “belisquete”, mas preciso admitir...o bagulho era louco! 

 
Explica, onde é que isso ai parece uma coxinha? Porém, quando se colocava na boa sentia-se o sabor da massa, o recheio de frango bem temperadinho, a crocancia, tudo estava lá, mas não tinha a consistência e nem a aparência convencional. Surpreendente!

A Saladinha brasileira era feita de mousse de pupunha, com uma camada de gelatina de tomate, crispy de beterraba e espuma de cenoura. Ahhh, se toda salada fosse assim, eu estaria magrinha! Essa saladinha é meu xodó, comeria uma tigela inteira dela!

Saladinha com brotinhos
 Carpaccio de vieiras com tamarillo (frutinha da família do tomate), bottarga (ovas de peixe seca) e vinagrete de wasabi.



Atum em crosta de chá preto com chutney de manga bok choy (uma espécie de acelga chinesa) e tare de coco. Esse prato me encantou mais com o bok choy do que com o atum propriamente dito.


Agora o meu prato predileto: Costela de tambaqui em baixa temperatura, purê de banana, farofa de castanha do Pará ao molho de açaí.


 Sensacional!!! Sou completamente suspeita para falar desse prato já que minha paixão pela comida do norte do Brasil é do tamanho do meu apetite e atualmente estou obcecada por isso.  Estou PRE-CI-SAN-DO de um tour gastronômico em Belém, Manaus...

Mais um prato típico do norte, Pato no tucupi Clandestino, com purê de mandioca e a florzinha do jambu.



 Ovo P.F. - Esse é meu prato preditelto...(Acho que eu já disse isso, não?)
E sem dúvida foi o "escolhido" do Fernando!

P.F.- De Perfeito? Ou de Prato Feito?

Manja alguém que gosta muito de ovo? Euzinha.
Manja alguém que gosta muito de feijão? Euzinha.
Da pra imaginar o estrago que esse prato fez nas minhas emoções, não? Ovo de gema molinha, um caldo de feijão fenomenal, couve crocante e aquelas sementinhas de quiabo apimentadas, só pode ser para me derrubar. E seguindo as orientações “Vá derrubando aos pouquinhos a farofa para degustar junto” (Dá pra mandar mais um desse, please?)
Como diria o Fernando, o prato como um todo é tão completo que chega a ser quase uma injustiça chama-lo de Ovo. 

Né, meu amor?
Chegando nos doces o rico Zona da Mata, que o garçom não se atreveu a tentar explicar de tantas frutas que iam nessa sobremesa.



Doce de Abóbora Clandestino, redondinho na boca.


E para finalizar e nos preparar para o café final, o creme Brulée de chocolate 100% cacau com azeite e caramelo de especiarias.



O serviço foi mais do que correto. Contamos com a simpatia da Lu, que fez questão de nos explicar todos os pratos!
O fim do jantar foi coroado ainda com um espresso feito no aeropress e adivinha de quem? A musa do café, Isabela Raposeiras (não to acreditando que eu ainda não fui no Coffee Lab! Vê se pode? Isa, me aguarde!)!

Nem coado, nem espresso, mas com o melhor dos dois!

 No fim acabamos praticamente numa degustação de café, gentilmente regida pela Lu. Primeiro o aeropress, depois o blend espresso da Raposeiras feito para o Dui, e por ultimo o mais forte dos Nespressos.

A Bel foi uma fofa e atendendo a pedidos da tiéte aqui, autografou meu menu (com dedicatória e tudo!), e foi entregar-me pessoalmente, parabenizando-me pelo aniversário com um abraço carinhoso.


Bel, obrigada por me fazer tão realizada nessa noite especial! 
Um agradecimento especial para toda equipe! 

Aliás, deixemos uma coisa muito clara por aqui: a Bel é talentosíssima e linda. As críticas são infundadas, pura dor de cotovelo! E o Clandestino é uma experiência única.



Meu aniversário - Fernando - Clandestino - Ailin Aleixo - Bel Coelho - café da Isa Raposeiras
Eu garanto, não tinha como ser melhor que isso!

3 comentários:

  1. Eu acho extremamente complicado descrever num texto algumas emoções que vivenciamos em nossas vidas... Acho que esta característica é muito sua e muitas pessoas já vivenciaram isso no seu blog...
    Esse jantar foi definitivamente uma experiência única, e dentro do que pode ser descrita está muito bem representada!!!
    O aniversário era seu, mas com certeza o presente foi para nós dois!
    Uma noite incrível, em que cada momento foi especial e completo. Agradeço muito por ter você como minha esposa e companheira e por termos vividos mais essa experiência incrível juntos!!!

    ResponderExcluir
  2. (suspiros)
    =)

    lindoooooooo, adorei...

    ResponderExcluir