02 fevereiro, 2011

Tempo Digital - Uma afronta ao profissionalismo.


Esse post é um desabafo. Seu conteúdo é uma carta que enviei por email para a empresa Tempo Digital. É a minha forma de expôr minhas insatisfação e indiganção com a empresa de Foto e Vídeo que contratei para o meu casamento.

Às amigas que irão se casar, sugiro que não cometam esse erro.
NÃO CONTRATEM A TEMPO DIGITAL.

"À Tempo Digital,

Quando conheci a Tempo Digital confesso que fiquei empolgadíssima. O site deles parecia bacana e estavam localizados num bairro nobre em SP. Eu e o Fernando fomos recepcionados e atendidos de forma primorosa. O André, grande vendedor, nos deu atenção, nos apresentou a empresa, nos mostrou o material deles e ficamos encantados. O André fez seu papel, nos mostrou as opções, nos orientou, negociamos valores e formas de pagamento e nos tranqüilizou ao agendar para nossa festa o seu melhor fotógrafo, que tivemos o prazer de sermos apresentados a ele no mesmo dia.

Apostamos alto na Tempo Digital. E admito que saí de lá segura e satisfeita. Eu particularmente gosto muito de fotografia e essa parte do nosso casamento tinha um valor alto pra mim. Eu queria mais do que um simples registro do nosso Grande Dia, eu queria arte, eu queria emoção. E foi isso que o André me vendeu.

Os problemas começaram quando a duas semanas do nosso casamento, a pedido do meu assessor entrei em contato com a Tempo para confirmar tudo que havíamos combinado.
Surpresaaaaaaaaaaa!
Descobri que o tal do “melhor fotógrafo” não estaria mais em nossa festa. É simples assim: assinamos um contrato com a exigência de um profissional específico e sem me dar qualquer satisfação a Tempo Digital mudou as coisas. E só fiquei sabendo pois entrei em contato com eles.

Essa foi a primeira de muitas decepções. E era óbvio que eu (justo euzinha) não ia deixar isso pra lá, afinal de contas se eu tivesse sustado um dos cheques que dei a eles, alterando o valor do pagamento, sem nem dar satisfações (como fizeram comigo) com certeza eles não fariam o serviço, não é mesmo?
O André nos atendeu de novo e tentou remediar a situação. Os problemas dele com o fotógrafo não me interessam, nem nunca interessaram. Até porque o André não conseguiu me dar uma justificativa aceitável para tal mudança. Contudo, ele estava disposto e preocupado com nossa satisfação. Afinal isso é uma preocupação da empresa, como se lê no site deles:



Na tentativa de reparar um erro, na minha visão irreparável, ele nos presenteou com um álbum de Lua-de-Mel. Estávamos a poucos dias do casamento, contratar outra empresa de fotografia nos custaria um dinheiro que não tínhamos mais, depois de tantas dívidas e coisas pagas.
Na verdade ele tentou comprar nossa satisfação com um produto. Aceitamos o álbum, mas a nossa satisfação ele não conseguiu de volta.

Casamos-nos e foi mágico. Eu tinha um fio de esperança que aquelas lentes tivessem conseguido captar isso.

Após o casamento começou aquela maratona de seleção de fotos para o álbum, músicas para o vídeo, provas, ajustes.
Confesso que as fotos ficaram aquém do que eu esperava, mas deu para selecionar o suficiente para um álbum.
Entraram em contato conosco dizendo que nosso material estava pronto para ser retirado. Achei estranho, pois eu não havia recebido prova do vídeo, como eles disseram que seria. E se eu não gostasse? E se precisasse de ajuste?

Enfim, fui buscar meu material. E deixar com eles as fotos da nossa lua-de-mel.
Entregaram-me as três cópias do vídeo e meu álbum, que estava sendo entregue em uma sacolinha sem a menor proteção. Cadê a luva de proteção desse álbum? – questionei. Ouvi da funcionária que a luva era cobrada a parte.
Ok. Essa é a política da empresa? Tudo bem. Mas por que não fui avisada disso no momento que assinei o contrato? Por que em momento nenhum foi ao menos me oferecido a luva? Eu não sabia que era um serviço feito a parte e cobrado a parte. Na minha mente leiga, fazia parte do pacote! Mesmo discordando da política gananciosa da empresa, se tivessem me oferecido a tal luva de proteção, sem dúvidas eu pagaria a parte por ela. Pois carregar o álbum sem proteção danificaria todo ele!

Os dois mini-albuns que contratei (e paguei por eles) não foram entregues nesse dia como deveriam.
Chegando em casa, percebi a baixa qualidade dos vídeos que foram entregue. Conforme a câmera do cinegrafista se mexia, as imagens ficavam tremidas.
E vai email, e volta email, e mais insatisfação, e reclama da luva, do vídeo, dos mini-albuns que não foram entregues. E por incompetência deles, tiveram que refazer os 3 DVD´s.

Enfim, ainda havia o álbum de lua de mel.
Tiramos quase 2 mil fotos na viagem. Tivemos sorte com o clima por lá e com a época do ano. Ganhamos uma câmera semi-profissional de amigos, estudei uma apostila de curso de fotografia e tomei umas aulas de amigos fotógrafos. Modéstia a parte, para amadores, nossas fotos estavam lindas!

E começa tudo de novo... Emails enviados e não respondidos, demora no atendimento. Chega a primeira prova do álbum, que não me agrada. Faço colocações e peço alguns ajustes. E sobre minhas reclamações, ouço como justificativa ser um álbum “clean”. Clean significa ter páginas em branco? Pra mim não era esse o conceito de clean.

O responsável pelo álbum, Sr. Levi, me prometeu enviar a prova com as alterações realizadas ainda no mesmo dia, mas só o fez depois de quase 20 dias sob cobrança ainda.
Confesso que minha paciência estava esgotada. Aprovei o álbum com as alterações e recentemente fui buscá-lo.

Cara Tempo Digital, o material que vocês me entregaram é vergonhoso. A qualidade da imagem impressa é ridícula e não podem dizer que foi por falta de qualidade das fotografias. As cores das fotos, que eu e o Fernando tanto ajustamos a câmera para captá-las da forma mais real e bonita possível, ficaram totalmente distorcidas. Fotos com cores vivas, imagens limpas, estão impressas no álbum de forma escura e apagada.
Ok, que vocês não eram um primor em fazer fotografia eu já tinha percebido, mas conseguir estragar uma fotografia bonita pronta é praticamente nenhuma façanha!

Sem contar a completa falta de noção. Fotografias que primavam pela beleza das cores de flores, plantas, jardins, foram colocadas no álbum em preto-e-branco! (???)

Não, não estou aqui para pedir que arrumem, que refaçam, ou que troquem. Pois de vocês não quero absolutamente mais nada.

Muito honestamente falando, esse álbum vai ficar encaixotado, empoeirando. E na verdade mesmo eu não queria mais ele. Sabem por quê? Pois eu já havia feito um álbum de Lua de Mel. Fiz pelo D-book e mandei imprimir. Paguei por isso. E ficou de longe, muuuuuuuuuuuito melhor e com muito mais qualidade do que isso que vocês me entregaram.
Fiz questão desse álbum por um motivo único: mexer no bolso de vocês, causar um prejuízo ou pelo menos diminuir o lucro. Essa é a única forma de afeta-los, fazendo-os cumprir um compromisso decorrente de um erro de vocês.

Eu sinto muitíssimo de ter algum dia cruzado com vocês.
Sinto muitíssimo por todo dinheiro, tempo e paciência que investi em vocês. Confesso que fui ingênua em acreditar que a Tempo Digital pudesse atender minhas expectativas, ou ao menos honrar com seus compromissos, já que honrei com os meus.

Arrependo-me com todas as minhas forças de confiar à vocês essa missão tão importante pra mim. E se eu pudesse voltar no tempo eu JAMAIS contrataria-os. E sem dúvida deixaria de investir em algumas áreas do casamento para poder investir mais na parte de Fotografia e Vídeo, contratando uma empresa de qualidade.

Sr. André, (que hoje descobri que além do “grande vendedor” é sócio da empresa) de nada adianta estar localizado em bairro nobre, ou de ter móveis lindos, de ter equipamentos sofisticados e saber vender, se vocês não conseguem cumprir compromissos e não respeitam os clientes.

Como uma empresa de filmagem entrega vídeos com qualidade amadora, com defeitos e imagens tremidas? Como uma empresa de fotografia entrega um álbum de lua de mel com qualidade de impressão tão baixa e com tamanho desleixo com a parte de layout?
A única resposta que encontro é: falta de respeito e de comprometimento com o cliente.
E isso eu soube no naquele momento que descobri que o fotografo prometido não estaria mais em meu casamento.

Posso até aceitar que vocês não possuam profissionais à altura de minha expectativa, que seus fotógrafos e cinegrafistas não sejam assim tão gabaritados como dizem. Porém, é inadmissível tratar um cliente com tamanho descaso, com tanta falta de comprometimento.

Sr. André, vocês não são uma empresa séria. Vocês são amadores. E se dependesse de mim, a Tempo Digital já teria fechado suas portas.

Mariana Ushli"

19 comentários:

  1. Ai, Mari.. eh de matar..
    Eu ando jurando que vou fazer um blog so pra registrar as encrencas que tive com as coisas da casa nova.. e pra alertar as pessoas sobre as pessimas empresas que encontramos por aih.
    Pode ter certeza que eu vou gravar este nome - tempo digital - e repassar a NAO recomendacao a todos os meus amigos!!
    Beijocas, Gi.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Tudo bem?
    Meu nome é Camila, eu casei no dia 30 de abril de 2011 na igreja santa teresinha e contratei os serviços da empresa tempo digital.
    Eu respeito sua opinião, porém discordo. Eu ADOREI a equipe que foi enviada para o casamento, eles eram simpáticos, atenciosos e muiiiiiiito profissionais....
    Ainda não recebi as fotos e o video, mas até agora não tenho o que reclamar...
    Um abraço,
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Camila, não é uma questão de concordar. Como vc le acima SÃO FATOS e não interpretações. Se vc não passou por isso, sorte sua. Mas não confunda simpatia com profissionalismo. Os maiores pilantras são os mais simpáticos. E se vc ainda não recebeu seu material, é bom vc ponderar suas expectativas.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fico surpresa em ler isso. Eu me casei em Agosto/2010, e nossas fotos e video foram feitas pela Tempo Digital, e nao tive problema algum, pelo contrario as fotos ficaram incriveis e o video emocionante! Nos casamos em Agosto e em Setembro nos mudamos pro USA, fizemos todo o trabalho de escolha e aprovacao daqui, e na data prometida foi entregue. Fico triste em saber que o trabalho possa ter perdido tanta qualidade.
    Nayara Marcondes

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc!

    Passei também por situações desagradáveis com eles. Simpáticos? Sim, todos são, principalmente quando mostram o álbum da Adriane Galisteu ou do Otavio Mesquita feitos com dedicação...eles só se esquecem que estas pessoas não pagam pelo serviço, quem paga são os reles mortais, por isto, o empenho deveria ser o mesmo. Nas minhas fotos, além de várias terem saído tremidas, o fotógrafo apareceu em muitas. Fora que chegou atrasado no dia da noiva e não chegou a tempo de fotografar minha maquiagem. Faltou clicar momentos únicos que não serão repetidos, a oportunidade se foi, enfim, faltou emoção e olhar profissional.
    Fora a falta de comunicação entre os departamentos, o álbum fica pronto em uma data e eles nem tinham previsão de quando ficaria pronto o vídeo. Como assim, eu contratei um pacote e vou buscar em partes?
    O resumo disso é que eles são amadores, e escritório em bairro nobre de SP bem como amizade com artistas não sustenta uma empresa de fotografia. Preferiria pagar mais por outra e ter um serviço decente. Mas pode ter certeza que o prejuízo de um álbum que não vale o custo x benefício não será só nosso, pois vários dos meus convidados estavam se casando em breve, e para quem eu indiquei? Ninguém, pois não recomendo para ninguém a Tempo Digital.

    ResponderExcluir
  6. Então vou contar o desfecho dessa minha novela: após esse email que enviei para eles e que divulguei no blog, facebook, twitter e todos os meios de comunicação possíveis, eles resolveram tentar uma última forma de limpar a imagem deles comigo. Enviaram-me um NOVO álbum de lua de mel, muito mais bem diagramado, bem acabado, com luva de proteção e capa de acrílico. A qualidade das fotografias impressas e cores, continuavam um lixo. Mas o que mais me espantou ao pegar o novo álbum pomposo foi com o título: "Europe Tour: France, London & Spain".
    EU NÃO FUI PARA A ESPANHA NA MINHA LUA DE MEL!!
    Entende o nível de amadorismo da empresa?

    ResponderExcluir
  7. PASSADA feat AMARROTADA. Isso tudo é um absurdo, por isso que sempre acabo confiando em profissionais que se mostram mais comprometidos do que simpaticos e cheios de projetos estrelados.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou curioso e intrigado,como pode alguém usar o nome TEMPO DIGITAL que a mais de 20 anos esta com nossa firma dês do tempo do VHS das fotos analógicas.
    Nos temos documentos e registros.
    TEMPOS PRODUÇÕES FOTOS E FILMAGEM
    TEMPOS VÍDEO DIGITAL
    TEMPO DIGITAL.NESTE PAIS SE REGISTRA O QUE QUISER BASTA PAGAR. ESTE PESSOAL NÃO TEM CRIATIVIDADE.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que entendi a empresa citada é a Tdigital.com.br
    Sei disso porque tive o mesmo problema, é um absurdo essa empresa... Na hora de vender vomitam sua grande qualidade mas na hora de entregar eles, literalmente, bricam com a nossa cara. O Sr. Levy como citado parece que não existe. Meu album de 2008 esta mofando no escritório, pq só de ver me dá nojo...

    ResponderExcluir
  10. Eu tb não tenho prazer algum em ver as fotos, sabia? O álbum ta lá parado, não tenho vontade de ver ou mostrar...Consegui salvar algumas fotos e fazer o álbum, mas ficou apenas ok...nada demais... uma pena não ter conseguido captar o quão bom foi aquele dia... Mariana, qd vc pediu para refazer o vídeo ficou bom? O meu ficou bem ruim, mas vale a pena reclamar? Eu cansei, sabia?

    ResponderExcluir
  11. Realmente na hora de vender é tudo muito lindo, nós somos apresentados aos melhores álbuns que a empresa tem, mas quando vamos pegar o nosso que decepção, demora pra receber o link das fotos, vem faltando fotos que você tem certeza que fez, a sua escolha não é seguida no álbum e se pede para mudar demora mais um tempão pra ter a nova prova, eu ainda tive o álbum impresso com fotos em baixa qualidade, granuladas, gente eu trabalho com imagens eu sei a diferença, mas eles te enrolam... O vídeo outra novela, se vc não pergunta eles não fazem, só vão começar a pensar em fazer o vídeo a hora que vc cobra e dai demora mais um monte... O meu ficou um lixo, imagens tremidas, fora de foco, fala atrasada... pensa na vergonha que eu passei quando chamei meus familiares pra assistir junto conosco o vídeo, foi uma grande piada. Todos nós deveríamos processar esses amadores por danos morais!!

    ResponderExcluir
  12. Olá a TODOS, Meu nom é Marcelo, casamento MARCELO E THALITA Casei me no dia 11-12-2010 e tive o prazer de poder contratar a tempo digital, fico surpreso com as reclamaçoes acima citadas, e vejo que muitos postaram como anonimos, sendo assim, temo acredibilidade de tais comentarios, pois bem, cito aqui a minha gratidão em ter a TEMPP DIGITAL no meu casamento, Alem da ATENÇÃO NO FECHAMENTO, tive o prazer dos profissionais no dias serem alegres atenciosos, e serem muitos profissionais, o PÓS CASAMENTO FOI MUITO TRANQUILO, enviaram me uma infinidade de fotos, muitas, confesso que tive trabalho para escolher entre inumeras fotos, todas muito boas, demorei porem escolhi, me enviara um layout muito clean, fiz algumas mudanças, me enviaram a prova final, aprovado, DUAS semanas, meu album e video ficaram editados... SENSACIONAL.. enfim esse é o meu relato com a tempo digital, acredito que aqui todos tem o seu direito de expressão, desde que sejam responsaveis por tais assim identificando-se ao postar. nao quero defender nem acusar e sim ser justo! (espero que esse post vá ao ar)

    ResponderExcluir
  13. É tão engraçado ver gente de RP da empresa tentando limpar a barra... Chega a ser ridículo isso. Basta fazer uma conta ou postar como anônimo dizendo que tudo foi lindo, que é isso, imagina. Aliás, como esse povo vei acabar aqui lendo a matéria, não é? Assim, casei, fiz o álbum, recebi tudo maravilhoso e depois disso resolvi entrar em um blog que malhava a empresa para defendê-la? Me faça uma garapa, meu.

    ResponderExcluir
  14. Verdade ou não, sendo o RP disfarçado ou não, os comentários são bem vindos. Cada um tem uma opinião. E na verdade esse post não chega nem ser a minha opinião, mas sim um descrição dos fatos ocorridos. Mas o que é de fato engraçado (não q o RP se passando por cliente satisfeito não seja) é ver a empresa tentando limpar a barra depois de mais de 1 ano...

    ResponderExcluir
  15. Bom ...eu nao trabalho Na tempo digital e nao conheco ninguem que trabalha la...sou uma cliente que teve o melhor album e o melhor video de casamento que se posse imaginar...

    Nao concordo em nada com Estes comentarios sobre a empresA, pois nao tive NENHUM problema com eles e fiz varias indicacoes para amigas e uma delas ao colocar "tempo digital" no google, apenas para buscar o site da empresa, se depara com tudo isso...

    Um absurdo...

    E é mto facil achar que os elegios Sao falsos, qndo Na verdade usa-se um blog sem seriedade nenhuma para simplesmente "malhar" a empresa ...

    Tempo digital é uma empresa seria que realizou meu sonho com mto profissionalismo...

    Continuo indicando-a com mto carinho...

    ResponderExcluir
  16. Cara Carla,
    O que é um absurdo pra vc? Eu expor aqui uma experiencia que tive com eles?
    Vc teve a sua, certo? Foi feliz, deu certo e tudo mais. Nem por isso eu acho "um absurdo" só pq não concordo com vc. Alias, em casos como esse não é questão de concordar, pq nao é uma opinião e sim um fato. Sorte sua que não aconteceu com vc.
    Eu enviei essa carta para a empresa, e expus ela aqui. Não usei o blog para malhar.
    Vc leu sobre o desfecho da história? Pois deveria. Pq com tal desfecho fica realmente dificil de alguem me convencer do contrario que eu disse por aqui. Vou te dar uma mãozinha:

    "Então vou contar o desfecho dessa minha novela: após esse email que enviei para eles e que divulguei no blog, facebook, twitter e todos os meios de comunicação possíveis, eles resolveram tentar uma última forma de limpar a imagem deles comigo. Enviaram-me um NOVO álbum de lua de mel, muito mais bem diagramado, bem acabado, com luva de proteção e capa de acrílico. A qualidade das fotografias impressas e cores, continuavam um lixo. Mas o que mais me espantou ao pegar o novo álbum pomposo foi com o título: "Europe Tour: France, London & Spain".
    EU NÃO FUI PARA A ESPANHA NA MINHA LUA DE MEL!!
    Entende o nível de amadorismo da empresa?"

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe me dizer o endereço deles? Para eu ter certeza de onde eles ficam e não ir lá ...

    ResponderExcluir